Comparando Grandezas: Razões e Proporções

Razões e Proporções é um assunto que congrega vários tópicos que reconhecidamente oferecem desafios para o ensino e para a aprendizagem no ensino básico. Por exemplo, a abordagem dos diferentes significados associados às frações, o conceito de razão neste contexto, a relação entre frações e números racionais, a representação decimal dos números racionais, as operações envolvendo esses números e o próprio entendimento conceitual de números racionais, que envolve essencialmente o conceito de medida. O recorte que trazemos para discussão nesta oficina tem como tema disparador um conceito elementar para a compreensão dos números racionais, a comparação.

A pergunta “O que é razão?” tem por objetivo motivar a discussão e a reflexão durante a oficina. As atividades aqui propostas têm o propósito de suscitar e conduzir a reflexão, tendo como referência a prática de sala de aula do ensino básico. No entanto, tais atividades não estão “prontas” para serem diretamente aplicadas, mas podem ser consideradas como fontes de inspiração para novas atividades ou podem ser adaptadas à realidade e aos objetivos do ensino básico. Além disso, esta oficina não pretende esgotar a discussão sobre os temas comparação, razão nem sobre números racionais. O objetivo é promover a reflexão sobre o ensino de razões e sua relação com o ensino de frações e de números racionais no ensino básico.

Veja alguns exemplos de Atividades apresentadas nesta Oficina.

Atividade 10

Considere que as quatro fotos a seguir foram tiradas em um mesmo dia e que a árvore que aparece em todas elas é a mesma. Em cada foto, há uma pessoa ao lado dessa árvore, Guilherme, Joana, Maria e Eduardo. Essas pessoas têm alturas iguais? Se não, qual (ou quais) delas é(são) a(s) mais alta(s)?

Atividade 11

Considere agora a situação em que a pessoa é a mesma e as árvores são distintas. Qual é a árvore mais alta?