Objetivos

O objetivo principal do Klein Project for the 21st century century é relacionar uma visão ampla da área da Matemática com conteúdos e suas abordagens no ensino médio e na graduação universitária. O projeto irá produzir recursos para prover continuamente aos professores de Matemática, a estrutura, a profundidade, a conexão, a vitalidade, a aplicabilidade, a beleza e os valores da disciplina, de modo que sejam eles capazes de tanto satisfazer seu próprio gosto pela área como de transmitir a maravilha da disciplina a seus estudantes.

Os objetivos específicos do Klein Project for the 21st century incluem:

  1. Organizar as diversas contribuições de modo que todo o matemático, professor ou educador de Matemática possa participar.
  2. Produzir um livro de leitura acessível, mas profissional, que transmita a conexão, crescimento, relevância e a beleza da disciplina Matemática, desde suas grandes idéias a fronteiras da pesquisa e aplicações. Este livro será disponibilizado em várias línguas, incluindo o português.
  3. Produzir um DVD como suplemento do livro que seja um recurso adicional para os professores que desejem usar as idéias do livro em suas classes.
  4. Desenhar, construir e manter um sítio do tipo Wikipedia que complemente o livro, aberto a contribuições e alterações conforme permitam as oportunidades e os avanços da disciplina.

O Projeto Klein de Matemática em português vai coordenar e organizar a contribuição do Brasil ao Klein Project for the 21st century, além de articular a colaboração nesta área com pesquisadores, professores e educadores dos demais países de língua portuguesa, para ampliar de forma substancial o alcance dos resultados. Outro objetivo central do projeto é a produção de material bibliográfico em língua portuguesa que seja de efetiva utilidade para o ensino da matemática em todos os níveis.

O público alvo do projeto será múltiplo: professores dos cursos universitários de licenciatura em Matemática; professores em exercício no ensino fundamental e médio; pesquisadores de Educação Matemática; pesquisadores dos cursos de pós-graduação em Ensino de Matemática; alunos de cursos de Licenciatura. Os resultados deverão ser acessíveis a todos que têm interesse na Matemática, especialmente a todos aqueles que são responsáveis por transmitir a Matemática para novos aprendizes.

Entre os resultados pretendidos, destaca-se:

  1. Produção de material bibliográfico: livros-textos específicos para serem integrados ao Klein Project for the 21st century.
  2. Produção de material de consulta rápida na Internet, bem como de vídeos e material interativo para serem disponibilizados aos professores e alunos da escola básica.
  3. Formação e intercâmbio entre alunos de graduação e professores de Matemática atuantes na escola básica.
  4. Estreitamento da colaboração entre os países de língua portuguesa possibilitando a troca de experiências sobre o ensino de Matemática.

Estreitamento das relações entre as comunidades de pesquisadores e professores e educadores de Matemática no nosso país.