MatDigital

O objetivo principal do Projeto MatDigital é o desenvolvimento de um conjunto abrangente de materiais e recursos digitais para uso em sala no ensino básico público brasileiro.

Os materiais produzidos no Projeto MatDigital têm estrutura efetivamente hipermídia, na medida em que incorporam diversas modalidades de mídia (tais como jogos, animações, vídeos, atividades interativas etc.), organizadas na forma de uma rede de conexões múltiplas, que desempenhará, de fato, um papel na abordagem dos conceitos. Assim, esses materiais não se reduzirem a um conjunto de textos convencionais transportados para o computador, com eventuais inserções de itens decorativos. A estrutura do MatDigital é concebida de forma a aproveitar as potencialidades específicas oferecidas pelas tecnologias digitais e de comunicação para a criação de inovações na abordagem e na seleção dos conteúdos, propiciando, assim,novas formas de ensinar e de aprender Matemática.

Um segundo – porém não menos importante – objetivo do projeto MatDigital é a articulação com ações de formação de professores. Tais ações visam não só a capacitação do professor para o ao uso do material didático em si, como também a formação continuada conectada com a prática, estabelecendo-se como espaços para a discussão e para a reflexão coletiva (com o envolvimento de docentes do ensino básico e do ensino superior) sobre os saberes docentes, sobre o uso de materiais didáticos, sobre a prática de sala aula, sobre os conteúdos de Matemática para o Ensino Básico e sobre seus aspectos conceituais e metodológicos. Assim, discutir abordagens e metodologias propostas nos materiais produzidos no projeto – ver “Oficinas”.

Além disso, a metodologia de desenvolvimento do projeto MatDigital se organiza por meio dotrabalho colaborativo de uma ampla equipe, incluindo professores do ensino básico de diversas regiões do Brasil, familiares com as estratégias e dificuldades inerentes à sala de aula, e de docentes do ensino superior, com experiência em pesquisa e em formação inicial e continuada de professores.

Os materiais produzidos no MatDigital podem ser baixados no site do projeto:http://matdigital.sbm.org.br/

Durante o ano de 2012, foi realizado um piloto do projeto de desenvolvimento de materiais didáticos, que serviu como base conceitual e metodológica para o MatDigital. Três volumes, correspondentes aos três primeiros capítulos do Ensino Fundamental, foram aplicados em turmas de 17 escolas, em 7 estados brasileiros (AM, MG, PI, RJ, RN, RS, SP), no total envolvendo 50 professores e atingindo 2355 alunos.

  • Capítulo 1 – Os Números no Dia a Dia
  • Capítulo 2 – Formas Geométricas: Primeiros Desenhos
  • Capítulo 3 – Geometria no Espaço: Formas e Vistas