Livro Companheiro

A Coleção de Livros Companheiros do Professor de Matemática tem como público alvo o professor que leciona Matemática no segundo segmento do ensino fundamental ou no ensino médio, e visa se constituir em uma referência bibliográfica para cursos de formação inicial e continuidade de professores de Matemática. Os livros enfocam tópicos chave do ensino básico da disciplina, oferecendo uma discussão sobre aspectos pedagógicos dos conteúdos, do ponto de vista de sua fundamentação conceitual matemática. Neste sentido, são discutidos, em linhas gerais:

  • principais conteúdos que devem ser de conhecimento do professor que leciona Matemática no Ensino Básico;
  • principais conteúdos que devem ser abordados no Ensino Básico e aspectos destes conteúdos que devem ser enfatizados, bem como discussão sobre critérios para seleção, adequação e organização pedagógica dos mesmos;
  • abordagens adequadas e cuidados que devem ser observados com abordagens que podem induzir a erros;
  • obstáculos, dificuldades, erros e concepções equivocadas comuns de alunos (principalmente aqueles relacionados com abordagens pedagógicas inadequadas) bem como caminhos para superá-los;
  • aspectos do desenvolvimento histórico dos conceitos e suas consequências para a abordagem pedagógica;
  • tecnologias, recursos e materiais didáticos, sua adequação, suas potencialidades e limitações.

São previstos quatro volumes para a Coleção, abordando os seguintes temas:

  • Volume 1: Números
  • Volume 2: Funções
  • Volume 3: Geometria
  • Volume 4: Probabilidade e Matemática Finita

O Volume 1 – Números está em fase de revisão final e impressão e os demais volumes encontram-se em processo de produção.

O Volume 1 – Números é organizado em quatro partes, uma para um dos principais conjuntos numéricos presentes nos currículos do ensino básico: naturais, inteiros, racionaise reais. Com o objetivo de explicitar as articulações entre aspectos pedagógicos, teóricos e históricos dos conceitos matemáticos tratados – alinhando-se com o espírito do Projeto Klein – cada uma dessas partes está dividida em três capítulos, a saber:

  • De Onde Vêm? Apresenta a fundamentação conceitual e histórica dos conteúdos tratados, discutindo problemas e questões que estão na gênese de suas ideias.
  • Aprofundamentos e Desdobramentos. Destaca aspectos da construção formal matemática dos conceitos com relevância especial para seu ensino, bem como relações dessas ideias com tópicos matemáticos mais avançados.
  • Na Escola. À luz das discussões conduzidas nas seções De Onde Vêm? e Aprofundamentos e Desdobramentos, enfoca de forma mais direta a abordagem dos conteúdos no ensino básico.

Embora os conteúdos das três seções de cada capítulo estejam estruturados de maneira articulada, e a leitura mais recomendada seja aquela que segue a ordem dessas seções, esta estrutura não inviabiliza uma leitura do livro em outra ordem, dependendo do interesse do leitor.

Neste volume, o desenvolvimento conceitual da noção de número é estruturado com base em duas ideias concretas fundamentais: contagem e medida. Assim, a discussão é conduzida tendo como eixo estruturador a gênese do conceito matemático de número, como abstração das ações concretas de contar e medir, como ilustra o digrama a seguir.

Figura 11: o desenvolvimento conceitual da noção matemática de número.