Histórico

O texto The Klein Project: A Living & Connected View of Mathematics for Teachers, an IMU-ICMI Collaboration: a short description de Bill Barton, presidente da ICMI – International Commission on Mathematics Instruction, apresentou, em finais de 2008, o Klein Project for the 21st century, um projeto de colaboração entre a própria ICMI e a IMU – International Mathematical Union para celebrar os 100 anos da primeira publicação dos famosos textos de Felix Klein para professores do ensino secundário. Em linhas gerais, a parte introdutória do texto se resume como segue:

Cem anos atrás, em 1908, as aulas de Matemática para professores do ensino secundário de Felix Klein foram publicadas sob forma de textos, em alemão. A visão abrangente da disciplina desafiou professores e matemáticos a considerarem a relação entre a aprendizagem da Matemática e a natureza da disciplina matemática. Dois volumes desses textos foram republicados em inglês pela Dover, em 2004, sob títulos Elementary Mathematics from an Advanced Standoint: arithmetic, algebra, analysis e Elementary Mathematics from an Advanced Standoint: geometry. Nos anos que se seguiram à publicação original de Klein a natureza da Matemática sofreu mudanças: crises nos fundamentos, o advento da computação, novas áreas, e resoluções de alguns desafios importantes da Matemática.

O projeto idealizado pelos comitês executivos da ICMI e IMU tem como princípio estabelecer conexões entre os tópicos e as abordagens dos professores do ensino médio ou de cursos de graduação e a área da Matemática, levantando discussões em torno deste enfoque. O próprio Felix Klein era motivado pelo que referia como descontinuidade dupla: “É notável que os desenvolvimentos modernos passaram pelas escolas sem causar mínimo efeito na instrução. A razão é que a instrução matemática e os progressos constantes da pesquisa matemática perderam todo contato entre si após o início do século XIX”. O objetivo de Klein ao escrever seus textos foi exatamente alertar, ampliar e prover requisitos para desafiar os professores secundários a transmitir a riqueza da Matemática contemporânea, usando o currículo escolar. Ele se dirige aos professores: “Minha tarefa será sempre mostrar-lhes a mútua conexão entre problemas em variadas áreas. Desta maneira, espero facilitar-lhes a aquisição da habilidade para obter da grande massa de conhecimento um estímulo vivo para seu ensino”.